Conheci o CIEE em 2003. Estava ainda no ensino médio, cheguei até a assistir algumas das suas palestras gratuitas. Porém, naquele momento, nem eu estava pronto para o mercado, como o próprio CIEE não tinha vagas disponíveis para meu perfil.

Assim que terminei o ensino médio consegui ingressar num curso técnico contábil, após o primeiro ano do curso (o curso tinha duração de 1 ano e 6 meses), por coincidência acabei indo até um posto do CIEE: estava procurando emprego com um amigo no Palácio dos Trabalhadores na Rua Galvão Bueno [centro de São Paulo], e meu amigo estava num processo seletivo. Como ia esperar, resolvi passar no posto do CIEE que tinha lá e atualizar meus dados e quem sabe conseguir um estagio, afinal já tinha perdido a manhã e não conseguido nada… o que custava tentar?

Quando meu cadastro foi atualizado, consegui a indicação para uma entrevista, eu teria apenas que ligar na empresa, falar da indicação recebida pelo CIEE e marcar a entrevista.

Liguei no mesmo dia, lembro como fosse hoje. Saí do CIEE, atravessei a rua até um orelhão e fiz a ligação de lá mesmo: a entrevista foi marcada para o dia seguinte. Era 03/01/2005. No dia seguinte, estava lá eu na empresa fazendo a entrevista (até então nada era garantido, eu mesmo já tinha passado por algumas entrevista, mas não tinha conseguido até o momento um emprego) na mesma tarde, o CIEE ligou avisando que fui aprovado na entrevista e começaria meu estágio no dia 10/01/2005.

Pediu para que eu reunisse alguns documentos, após as providências necessárias, estava lá eu, no dia 10/01/2005, iniciando meu primeiro estágio. Duraria até o dia 30/06/2005, pois esse seria meu último dia no curso técnico e não poderia eu continuar estagiando. Em 30/06/2005, terminei todo minhas atividades como estagiário, ao me despedir de todos da empresa, o sócio do escritório me chamou e perguntou se eu queria continuar como funcionário:  prontamente aceitei!

No dia 01/07/2005, comecei o meu primeiro emprego, como auxiliar de escritório. De lá para cá, muitas coisas se passaram, após quase anos saí daquele escritório e a vida seguiu. Hoje, tenho minha formação profissional. Além do técnico contábil, possuo graduação em processos gerenciais, e MBA em Planejamento Tributário. Sou analista fiscal e trabalho há mais de 10 anos na área tributária. Porém, nunca me esqueço que tudo começou com um humilde estágio que consegui graças ao CIEE. Hoje, sempre indico a entidade aos mais jovens que vejo começando a vida e sonhando com o mercado de trabalho.

Aquele estágio mudou minha vida. Aprendi valores que carrego comigo até hoje, responsabilidade, respeito, ética profissional, como se portar dentro de uma empresa: tudo aprendi ali, naquele estágio. Na fim das contas, entendi que tudo o que eu precisava, era apenas uma oportunidade. Oportunidade de aprender, oportunidade para trabalhar, e essa oportunidade veio por intermédio do CIEE. Em 2005, eu não era ninguém (não sou até hoje, mas naquela época era menos ainda…), garoto simples que cresceu na periferia, estudou a vida toda em colégios públicos, pais funcionários públicos…

Enfim, tinha tudo para continuar tentando e buscando o primeiro emprego que seria difícil, naquela época em que ainda existia um certo preconceito com jovens que vêm da periferia. Aquele estágio foi essencial para que tivesse uma oportunidade e ganhasse um pouco de experiência profissional para seguir na vida.

Sou hiper grato ao CIEE, e hoje vejo que se eu ainda estou no mercado de trabalho e consigo me valorizar profissionalmente, é porque lá atrás eu tive essa oportunidade que, somada ao meu esforço e trabalho, gerou outra oportunidade e assim foi sucessivamente até os dias de hoje.

Obrigado CIEE!!!

Conectar

Esqueceu sua senha?

Reportar Abuso

Reportar erro do sistema

Este formulário de contato está disponível apenas para usuários conectados.

O que é o Somos CIEE?

Programa que reúne ex-estagiários, empresas e demais pessoas que tem como objetivo compartilhar conhecimentos, experiências e contribuir para o financiamento de iniciativas educacionais.

Como participar?

Cadastre-se no nosso site, envie seu depoimento por escrito ou em formato de vídeo e motive os mais jovens. Se você é ex-estagiário, vale relembrar uma história curiosa do início da carreira ou falar da experiência adquirida ao longo dos anos.

Quem nós ajudamos?

Nossas ações são voltados para jovens atendidos pelos programas do CIEE com dificuldades para o acesso e participação na educação escolar.