Comecei meus estudos em Design em 2008 e logo no segundo período da faculdade minha carreira teve início com o primeiro estágio no Núcleo de Desgin da Instituição. Porém, depois de 6 meses com aquela experiência forte em Design Gráfico (que era o foco do Núcleo), eles trocaram os estagiários e comecei a pesquisar como encontrar um novo estágio. Foi então que, conversando com a coordenação e os colegas, que apareceu a oportunidade de me inscrever no CIEE. Foram 4 meses até aparecer a oportunidade certa. A experiência ainda era pouca, alguns cursos rápidos, mas a experiência de 6 meses já me trouxe uma ótima oportunidade.

O CIEE entrou em contato comigo perguntando se eu teria interesse em participar de um processo seletivo para vaga de estágio. Empolgada com o contato confirmei e a descoberta foi que seria em uma multinacional a Philips da Amazônia, que na época era uma das melhoras empresas para se trabalhar como estagiário. Foi uma manhã inteira com muitos candidatos a vaga e muitas pessoas envolvidas, fizeram algumas atividades, foram eliminando algumas pessoas, até que chegaram em 3 pessoas. A entrevista seguiu individualmente e para minha surpresa eu fui selecionada.

Foi pouco mais de um ano de estágio, onde pude aprender muito, uma experiência bem diferente da que tive com design gráfico anterior. Além da responsabilidade ser maior, algumas tarefas eram bem diferentes, o contato direto com os Engenheiros das linhas, as empresas terceirizadas das embalagens, e etiquetas além da parte que gostava mais, mas que os clientes menos olham: fazer a verificação dos Manuais e Guias dos aparelhos até chegar na Qualidade.

As tarefas eram acompanhadas com o suporte das TR s (trial ran) dos novos aparelhos CAR AUDIO (processos industriais e sistemas mecânicos); Elaboração de etiquetas para todos os aparelhos CAR AUDIO, como family sheet, EAN13/14, etiqueta de cabos entre outros; Correção de desenhos técnicos de AUDIO e VIDEO; Correção de embalagens de AUDIO e VIDEO; Correção de Manuais e Guias para AUDIO e VIDEO (Design Editorial); Elaboração de POS-CARD aparelho Ambisound para postos de venda (propaganda e publicidade); Documentação fotográfica para redesign de novos modelos de caixas, etiquetas, etc. Elaboração de desenhos técnicos (folhas 110, 115, 123, 160, 560); Administrativo Controle de Processo de Qualificação do Item (PQI) entre Engenharia e Qualidade; Emissão de Documento de Alteração (DA s); Elaboração de Concessão Técnica (CT s).

Depois de conversar com os meus colegas, percebi que nenhum teve essa excelente experiência na época. Só fez aguçar mais a minha curiosidade. Sai da Philips em 2009 para estagiar na Jobast, uma das maiores produtoras de publicidade da cidade. Mas, curiosamente, eu trabalhei em um projeto um pouco diferente que foi de EaD. Mas dentro da área de design com a criação de animações, ilustrações para montagem de aulas montagem e criação de tarjas com nome de professores, criação de vinhetas de entradas para disciplinas novas.

Enfim, todo um mundo novo de possibilidades em uma vertente do Design Digital. Esse projeto de EaD tinha duas vertentes, uma para Ensino Superior, outra para jovens e adultos, ensino Fundamental e Médio dos municípios do Amazonas. Esse foi o último estágio, pois a partir de então, eu fui contratada pela empresa e continuei trabalhando na área por algum tempo e iniciando a primeira pós-graduação.

Com o passar do tempo as coisas acontecem de diversas formas. Hoje, com a bagagem de duas pós-graduações, concluindo o Mestrado, professora e empresária, parece que o início está distante. Continuo na área de Design, porém a ênfase hoje é ser digital e sustentável.

E tudo isso se iniciou com os estágios. Não subestime esse período de aprendizado e conhecimento. Pode ajudá-lo em orientar sua carreira, descobrir novos horizontes e entender como uma empresa funciona. Principalmente, utilize esse período para absorver ao máximo que puder de experiência, pois cada área tem muitas vertentes e quanto mais puder explorar, explore!

Conectar

Esqueceu sua senha?

Reportar Abuso

Reportar erro do sistema

Este formulário de contato está disponível apenas para usuários conectados.

O que é o Somos CIEE?

Programa que reúne ex-estagiários, empresas e demais pessoas que tem como objetivo compartilhar conhecimentos, experiências e contribuir para o financiamento de iniciativas educacionais.

Como participar?

Cadastre-se no nosso site, envie seu depoimento por escrito ou em formato de vídeo e motive os mais jovens. Se você é ex-estagiário, vale relembrar uma história curiosa do início da carreira ou falar da experiência adquirida ao longo dos anos.

Quem nós ajudamos?

Nossas ações são voltados para jovens atendidos pelos programas do CIEE com dificuldades para o acesso e participação na educação escolar.