Foto de um jovem rapaz cadeirante estudando utilizando um notebook

Em parceria com o Ministério Público do Trabalho, universitários passaram a contar com apoio financeiro para seguir os estudos

 

Pouco mais de dois meses depois de dar as boas-vindas a novos bolsistas, que recentemente participaram do processo seletivo previsto no edital para bolsas de assistência para pessoas com deficiência realizado em parceria com o Ministério Público do Trabalho, o Somos CIEE traz um pouco da percepção dos universitários que passaram a integrar o projeto desde então.

Samyra e João são universitários e foram aprovados na seleção, que era direcionada a pessoas com deficiência que já estão cursando faculdade. Como bolsistas, eles passaram a receber um suporte financeiro para cobrir despesas relacionadas à vida universitária, como compra de livros, transporte, alimentação, entre outros.

“Tenho aproveitado a oportunidade dessa bolsa! Comprei uns itens que estão me ajudando nos estudos e até cursos online pra me aprimorar o conhecimento”, disse João, morador do Grajaú, em São Paulo, e que está no segundo semestre do curso Análise e Desenvolvimento de Sistemas, na Universidade Cruzeiro do Sul, campus Santo Amaro.

“Participar do Somos é  ter uma oportunidade de continuar os meus estudos e chegar na minha formação em 2024. Espero que outras pessoas possam ter a mesma oportunidade que eu, e torço muito para que esse projeto cresça e ajude cada vez mais pessoas com deficiência a chegarem à sua formação acadêmica”, disse Samyra, que cursa Administração no campus Itaquaquecetuba da Universidade Anhembi Morumbi.

Para o procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho, João Eduardo Amorim, as bolsas oferecidas pelo Somos CIEE aos universitários são de grande importância para promover o acesso ao ensino superior.

“Programas que tenham como escopo a garantia de igualdade devem ser sempre celebrados. O ingresso da pessoa vulnerável e com deficiência no ensino superior já é um grande desafio e a continuidade nele não deve ser negligenciada. Esse é um projeto que atende aos valores defendidos pelo Ministério Público do Trabalho e estamos muito felizes por essa realização”, disse.

Conectar

Esqueceu sua senha?

Reportar Abuso

Reportar erro do sistema

Este formulário de contato está disponível apenas para usuários conectados.

O que é o Somos CIEE?

Programa que reúne ex-estagiários, empresas e demais pessoas que tem como objetivo compartilhar conhecimentos, experiências e contribuir para o financiamento de iniciativas educacionais.

Como participar?

Cadastre-se no nosso site, envie seu depoimento por escrito ou em formato de vídeo e motive os mais jovens. Se você é ex-estagiário, vale relembrar uma história curiosa do início da carreira ou falar da experiência adquirida ao longo dos anos.

Quem nós ajudamos?

Nossas ações são voltados para jovens atendidos pelos programas do CIEE com dificuldades para o acesso e participação na educação escolar.